segunda-feira, 23 de maio de 2011

PENEDO, A PEQUENA FINLÂNDIA BRASILEIRA...

      Penedo é uma pequena cidade, encrustada na serra, entre Resende e Itatiaia, conhecida como a Pequena Finlândia, ou Finlândia Brasileira. Chega-se à Penedo, indo pela Via Dutra, que liga o Rio à São Paulo, na altura do quilômetro 311, saindo por uma estrada que dá acesso à outros lugares interessante como Visconde de Mauá... O acesso para Penedo é muito tranquilo e arborizado, a estrada é toda asfaltada, e nos leva a um grande portal, onde placas indicam as cidades e os distritos daquela região.

     Penedo disponibiliza hotéis e pousadas bastante confortáveis. Pode-se conhecer ainda o Museu e ao Clube Finlândes, e a Pequena Finlândia, com réplica de casas finlândesas, onde funcionam lojas diveras. Além da Fábrica de Chocolates do Papai Noel. Penedo tem mais de uma fábrica de chocolate, lojas que vendem lembranças, roupas e badulaques,  a Casa das Bonecas, a Casa de Cristal,  onde pode-se encontrar pedras de todos os tipos. Há ainda o  "trenzinho", que passa por vários pontos da cidade, indo da parte baixa à parte alta, tendo seu auge numa cachoeira... Nos restaurantes é possível comer uma deliciosa truta, peixe dos rios locais. E à noite assistir à exibição do Grupo de Dança Folclórica Finlândes, no Clube Finlândes.
Penedo ainda oferece passeios à Itatiaia e Resende, e às cachoeiras e florestas da região










quinta-feira, 19 de maio de 2011

RAPOSO...


                   Raposo, uma pequena estância hidromineral, encravada num vale entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, no distrito de Itaperuna, esse lugar tem como maior atrativo, suas fontes de água mineral, o que atrai visitantes de várias cidades e estados, com o intuito de beber e se banhar em suas águas medicinais. Razão pela qual a maioria de seus visitantes são pessoas da terceira idade, que buscam ali o alívio para seus problemas de saúde.Os hotéis costumam ficar lotados nos fins de semana, quando caravanas de idosos se hospedam na cidade em busca da "fonte da vida eterna".     

                 Outros atrativos são Natividade e suas cachoeiras e aos domingos uma Feira, onde muitos visitantes compram roupas de cama, mesa, banho e de dormir... Para revenderem em suas cidades de origem, devido ao baixo preço desses artigos. Sendo uma cidade de poucos atrativos, os hotéis servem inclusos, em suas diárias, café da manhã, almoço, jantar e um pequeno lanche à tarde, que todos podem desfrutar com fartura e sem restrições. Raposo ainda oferece ao final da tarde um "passeio" de "trenzinho", que percorre os quatro cantos desse pequeno distrito. Fica acima de tudo, a curiosidade em conhecer esse lugar, famoso por suas águas, pela boa comida de seus hotéis e pelo preço módico de seus artigos.